-
Arquitetos: Comunello Felix Arquitetura
- Área: 1047 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Residencial BERUTTI 160 foi concebido a partir do desejo dos arquitetos de comercializar apartamentos com arquitetura contemporânea. Em um mercado imobiliário onde a grande maioria dos apartamentos residenciais são muito similares, criar algo novo para pessoas que apreciam arquitetura foi o objetivo principal do projeto.
Localizado em uma área residencial da cidade de Porto Alegre, o prédio busca integrar-se ao entorno no qual está inserido.
O prédio é estruturado em dois blocos iguais de quatro pavimentos cada, com um dos blocos voltado para a Rua João Berutti, enquanto o outro está voltado para os fundos do terreno (11x39,60m). Mesmo os apartamentos de fundos possuem ótimas visuais devido à declividade do terreno lindeiro. A circulação condominial do conjunto faz a conexão entre os blocos.
Cada bloco é formado por um apartamento no primeiro pavimento e dois apartamentos tipo duplex que ocupam o segundo e o terceiro pavimentos. Um dos apartamentos tipo duplex possui terraço no topo, o que possibilita privilegiada vista da cidade.
Como cada bloco é formado por três tipos diferentes de apartamentos, o resultado formal é uma fachada assimétrica, fazendo com que o prédio tenha a aparência de uma casa.
O fato de os apartamentos serem totalmente diferentes também propicia que famílias com diferentes necessidades habitem no mesmo local.
No pavimento térreo, estão localizadas as garagens e o hall de entrada. Foram utilizados materiais duráveis como a madeira maciça e o tijolo à vista, os quais foram escolhidos tendo em vista a mão-de-obra local e o baixo custo de manutenção. Estes materiais também evidenciam o caráter residencial do conjunto.
Todos os apartamentos possuem ventilação cruzada e esquadrias amplas de PVC que proporcionam excelente iluminação natural.